Por Raquel Barakat
No ano passado, ainda sob o comando de Ronaldo Fenômeno, Galo e Cruzeiro celebraram acordo para firmar os clássicos de 2024 e 2025 apenas com torcida única.
Porém, agora com a gestão de Pedrinho, que mantém uma boa relação com Rubens Menin, os clubes chegaram a conversar sobre a hipótese de alterações para o retorno da torcida meio a meio.
Há mais de uma década, a maioria dos clássicos em Belo Horizonte são disputados com apenas 10% de torcida visitante, com apenas algumas exceções, com Mineirão dividido pelos rivais. A última vez foi em 2023, quando a final do Mineiro foi disputada em jogo único e com mando da Federação Mineira de Futebol.
Protocolos de segurança
Em abril deste ano, foi apresentado, pelo governo do estado, os novos protocolos de segurança sobre as partidas de futebol, classificando em 4 níveis: risco baixo, moderado, alto e crítico.
O clássico Galo x Cruzeiro foi considerado de “alto risco”. Sendo assim, por questões óbvias e que envolvem segurança, o duelo com torcida dividida na Arena MRV é considerado de impossível realização.
Para que a partida fosse realizada com torcidas mistas, o Galo teria que abrir mão da realização do segundo jogo na Casa do Torcedor, com a partida transferida para o Mineirão, o que, por enquanto, não vai acontecer.
Os clássicos então permanecem com torcida única, mas há possibilidade de novas tentativas de acordo entre os clubes.

