Por Raquel Barakat
Foto Reprodução Esporte Clube Bobfim
Na tarde de ontem (8), um jovem atleta do time sub-17 do Galo foi alvo de falas racistas em uma partida entre o glorioso e o Racing-URU, na Copa Futam Internacional.
A partida foi realizada em São João Del Rei. Segundo as informações, as ofensas teriam sido proferidas por um atleta da equipe adversária após o primeiro gol do Galo, que venceu a partida por 2×0, jogo válido pela 4a rodada do torneio.
Eliminação
Após o episódio, a organização do campeonato decidiu pela eliminação do Racing do campeonato.
Veja o comunicado oficial
“A organização da Copa Futam Internacional vem a público informar que o Racing do Uruguai está oficialmente eliminado da competição, em decorrência de fatos incompatíveis com os valores impostos pela Copa Futam.
A Copa Futam Internacional reafirma seu compromisso com o respeito e a integridade dos envolvidos na competição. Com a decisão, a organização reforça seu posicionamento firme contra qualquer tipo de discriminação, especialmente em um ambiente voltado ao desenvolvimento de jovens atletas.”
Galo se manifesta
O Galo emitiu uma nota de repúdio e afirmou que irá buscar a responsabilização dos envolvidos.
“Na partida entre Atlético e Racing-URU, disputada nesta quinta-feira (8), em São João Del-Rei (MG), pela 4ª rodada da Copa Futam Internacional, um atleta do time Sub-17 do Galo foi vítima de injúria racial cometida por um jogador da equipe adversária.
O Galo reforça sua postura antirracista, dará todo o apoio e solidariedade ao garoto nesse lamentável episódio, e buscará a punição do envolvido e sua equipe nas esferas competentes.
O Galo é Preto e Branco!”, finaliza a nota.

